quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Educador e o Bullying na Educação Infantil".

Livro:" O Educador e o Bullying na Educação Infantil".

O tema O Educador e o Bullying na Educação Infantil presente neste livro surgiu devido há vários anos de experiências no magistério, principalmente na etapa da Educação infantil.
O bullying já vem acontecendo por muitos anos em todas as etapas educacionais, mas que com o passar do tempo esse problema tomou uma proporção maléfica muito grande e através de uma pesquisa e várias observações no meu cotidiano escolar percebi que a maioria dos estudiosos só se estudou e estudam sobre o bullying a partir do Ensino Fundamental, esquecendo que o bullying já acontece desde educação infantil onde as crianças de quatro e cinco anos, já utiliza o bullying com intenção de machucar, agredir verbalmente e fisicamente às vezes sem motivo aparente. Por isso acredito que se o bullying for trabalhado desde a Educação Infantil, poderemos prevenir e amenizar o bullying antes mesmo do educando chegar ao ensino fundamental através de ações concretas antibullying inserida no projeto político pedagógica da escola.
Que este livro seja uma porta para que o educador tenha a capacidade de identificar e criar ações concretas que ajude o agressor e a vítima, pois deve dialogar com ambas as partes para tentar banir o bullying. Que o educador se sinta capaz de transformar o meio educacional em ambiente prazeroso, onde partilhamos e passamos a maioria de nosso tempo, que os nossos educando possam crescer e se desenvolver da melhor maneira possível, para que se consiga uma sociedade mais justa e fraterna.

Um comentário: